quarta-feira, 27 de junho de 2012

A escolha do gênero textual


A escolha do gênero não é completamente espontânea, depende da situação de comunicação (quem fala, sobre o que fala, com quem fala, com qual finalidade)

GÊNEROS  DA ORDEM DO NARRAR:

Conto
Fábula
Narrativa de aventura
Narrativa de ficção

Narrativa científica
Romance
Crônicas
Lendas
Piadas
(...)

GÊNEROS DA ORDEM DO INSTRUIR OU DO PRESCREVER:

Receitas
Instruções de uso
Instruções de montagem
Regras de jogo
Bulas de remédios
Regimentos
Manifestos
(...)

GÊNEROS DA ORDEM DE EXPOR:

Seminários
Conferências
Verbetes de dicionário
Textos argumentativos
Tomada de notas
Resumos
Relatos de experiências
(...)


Uma atividade a partir de uma narrativa fílmica
ESTUDO DO FILME: UP ALTAS AVENTURAS

Conceitos de Narrativa:

“Gênero cuja característica predominante é “o encadeamento cronológico e, às vezes, casual de unidades descontínuas”.
                                   (TODOROV, 1980, P. 62)

“Dinamismo integrador que tira uma história una e completa de um diverso de incidentes”.
                       (RICOUER apud SILVA, 2000, p. 83).

SINOPSE

    O filme apresenta a história de Carl, um menino sonhador que tinha como ídolo o pesquisador/explorador da Natureza, Muntz.
    No percurso de sua infância, Carl conhece Ellie, uma menina que compartilha  de seu sonho.
     Ambos crescem juntos,  casam-se  e constroem o projeto de viajar à América do Sul para conhecer suas cachoeiras e animais exóticos.
     Mas o projeto não se realiza porque ambos envelhecem e Ellie morre. Carl fica triste e amargurado com esse evento, mas tudo muda quando conhece o pequeno Russel, um garoto que também sonha tornar-se um “explorador da Natureza”...

Atividade para exploração de conteúdos:

1 -Reconto da narrativa (oral) para desenvolvimento da oralidade com ênfase nos seguintes aspectos:

Rememoração da história;
Reconhecimento do gênero narrativo;

Identificação dos diferentes códigos (verbal/visual/sonoro);

Reconstrução/co-autoria/apropriação;
     Vivência efetiva das múltiplas linguagens (PCN’s)

2 – Relação por escrito  das “coisas” (animadas e inanimadas) vistas no filme para o desenvolvimento das capacidades:

Conceituação do substantivo;
Identificação e agrupamento em  categorias(próprios, comuns, simples, composto...);
Exploração das habilidades de observação e rememoração.

3 – Construção do elenco de personagens do filme com a atribuição de uma ou mais característica (conforme a história) para cada um para o desenvolvimento das capacidades:

Conceituação de adjetivo;
Distinção funcional entre adjetivo e substantivo;
Reconhecimento da estrutura morfossemântica do adjetivo;
Conceituação e problematização do conceito de sinonímia.

4 – Apresentação de uma ação realizada por cada personagem para desenvolvimento das seguintes capacidades:

Conceituação de frase;
Reconhecimento da narrativa como encadeamento sequencial de ações;
Identificação e organização dos elementos constitutivos da sintaxe da língua portuguesa;
Reestruturação escrita das  categorias temporais da narrativa .

5 - Apresentação (escrita) da ordem lógico-sequencial (início/término) dos três eventos constitutivos da narrativa para o desenvolvimento das seguintes capacidades:

Localização das ações em seus diferentes tempos e espaços;
Reconhecimento das categorias propianas (competência, desempenho, performance e sanção);
Compreensão da relação intrínseca entre macro/microestrutura narrativa;
Identificação da sequência, ênfase  e ritmo como “construtividade” narrativa.

6 – Escritura de um  dos três eventos constitutivos da narrativa para o desenvolvimento das seguintes capacidades:

Exploração dos aspectos diferenciais entre os tipos de expressão narrativa (oral e escrita);
Identificação do parágrafo como elemento encadeador/organizador da narrativa;
Reconhecimento da presença de unidades descontínuas na narrativa;
Localização dos incidentes que compõem o conjunto da narrativa.

Referências

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997.   

Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino fundamental: alfabetização e linguagem. – ed. Ver. Ed ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de Educação Básica – Brasília-Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed., reimpr. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

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