sexta-feira, 6 de julho de 2012

atividades


Gêneros textuais
Sugestões de atividades utilizando o gênero música - Sequência Didática
O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.
Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos  já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem este nome.
Ao organizar uma sequência didática, é preciso preparar detalhadamente cada uma das etapas do trabalho:

1. Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos;
2. Mapear o conhecimento prévio dos alunos;
3. Ampliar o repertório dos alunos;
4. Analisar os principais pontos do conteúdo a ser trabalhado;
5. Buscar informações sobre o tema;
6. Produzir atividades para desenvolvimento coletivo;
7. Produzir atividades para aplicação individual;
8. Fazer a revisão e aprofundamento do conteúdo;
9. Realizar avaliação da aprendizagem.

Exemplo de Sequência Didática - Linguagem Oral e Escrita
Música: Se Enamora
Intérprete -  Tiê – Compositor – Edgard Poças

Quando você chega na classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais
Quantas vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim
Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quando toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar
Fico só pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Se enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora mesmo sem saber porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você


Proposta para o 5º ano
Duração: 7 aulas      Período:______a _______de  julho de 2012

Conteúdos:
·         
      A música: Se enamora
·         Produção de textos
·         Análise Linguística: tipos de frases

Material Necessário

CD, computador, datashow, tela (ou papel madeira), cópias da música, caderno do aluno, balões, cartolina, pincel atômico, revistas, tesoura, cola etc.

Objetivos:
·         
       Ampliar o repertório literário
·         Trocar opiniões sobre a leitura
·         Identificar o gênero textual
·         Produzir textos coletivamente
·         Formar frases criativas com as palavras listadas pelos alunos
·         Ler com entonação
·         Escrever diversos gêneros textuais de acordo com as propostas de atividades
·         Interpretar a música e os textos escritos por eles
·         Ilustrar trechos da música
·         Trabalhar com a linguagem semiótica
·         Confeccionar cartazes
·         Organizar e apresentar uma dramatização
·         Socializar experiências com a comunidade escolar

Estratégias Pedagógicas:

Providenciar os slides (ou papel madeira) e cópias da música;
Introduzir a aula com a definição do gênero música.
Em seguida o professor fará alguns questionamentos:

·         A letra da música que iremos apreciar tem como título: “Se enamora”. O que vocês esperam encontrar nesta composição?
·         Que palavras vocês esperam encontrar nessa música? (à medida que os alunos vão citando as palavras, o professor vai listando-as no quadro e todos anotam no caderno);
·         Com que frequência vocês costumam ouvir música?
·         Qual o estilo preferido de vocês?

Apresente os slides com a música no datashow (ou papel madeira);
Depois distribua cópias da letra da música para a turma. Apresente o compositor e a intérprete;
Realize a leitura compartilhada;
Convide a turma para cantar a música (com o auxílio do som);
O professor conduzirá uma discussão com a turma:
·        Que trecho da música chamou mais a atenção de vocês?
·        Que sentimentos foram despertados?
·        Quem poderia comentar a 5ª estrofe da música?
·        Alguém poderia contar uma situação vista ou vivenciada como na música?
Após leitura e comentários, introduzir o significado de “enamora” e permitir que os alunos comentem sobre o termo.

Distribuição das atividades:

1  Fazer um diagnóstico da turma com relação ao conhecimento dos gêneros que serão trabalhados. Apresente alguns textos, faça comparações, questionamentos, dê exemplos etc.;

2    Peça que sublinhem no texto as palavras que eles supunham e que realmente aparecem na letra da música. A partir disso, em dupla, criar uma propaganda de algum produto utilizando essas palavras. Em seguida todos apresentam suas produções.
   
   Solicitar que novas duplas criem uma paródia tendo como tema: a felicidade (palavra encontrada na música) e apresentem à turma.

4   Escrita de frases criativas em pequenos grupos. Construção de cartazes ilustrados (a critério dos grupos) e fixação nas paredes da sala; leitura e análise das frases;

    Desenvolver uma dinâmica com palavras retiradas da música dentro dos balões. Os alunos estouram os balões, leem as palavras e o professor as registra no quadro. Em seguida forme grupos e solicite que construam uma história em quadrinhos. As atividades devem ser socializadas;
6 Formar grupos, sortear trechos da música e pedir para ilustrá-los de forma criativa. Em seguida, apresentar;
7 Forme novos grupos para organização de uma dramatização a partir da música. A apresentação será realizada em sala.
8    Expor todas as atividades da turma no pátio da escola (ou em outro espaço) para apreciação de toda a comunidade escolar.

Avaliação:

Análise das atividades desenvolvidas e do desempenho dos alunos.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário