Gêneros textuais
Sugestões
de atividades utilizando o gênero música - Sequência Didática
O
QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas
entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de
acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de
seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.
Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois
auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual,
partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar
aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz
isso, talvez sem este nome.
Ao organizar uma sequência didática, é preciso preparar
detalhadamente cada uma das etapas do trabalho:
1.
Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos;
2. Mapear o
conhecimento prévio dos alunos;
3. Ampliar o
repertório dos alunos;
4. Analisar os
principais pontos do conteúdo a ser trabalhado;
5. Buscar
informações sobre o tema;
6. Produzir
atividades para desenvolvimento coletivo;
7. Produzir
atividades para aplicação individual;
8. Fazer a
revisão e aprofundamento do conteúdo;
9. Realizar
avaliação da aprendizagem.
Exemplo
de Sequência Didática - Linguagem Oral e Escrita
Música:
Se Enamora
Quando você chega na
classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais
Quantas vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim
Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quando toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar
Fico só pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Se enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora mesmo sem saber
porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você
Proposta para o 5º ano
Duração: 7 aulas Período:______a
_______de julho de 2012
Conteúdos:
·
A
música: Se enamora
· Produção de textos
· Análise Linguística: tipos
de frases
Material Necessário:
CD, computador, datashow, tela (ou papel madeira), cópias da
música, caderno do aluno, balões, cartolina, pincel atômico, revistas, tesoura,
cola etc.
Objetivos:
·
Ampliar o repertório literário
· Trocar opiniões sobre a
leitura
· Identificar o gênero
textual
· Produzir textos
coletivamente
· Formar frases criativas
com as palavras listadas pelos alunos
· Ler com entonação
· Escrever diversos gêneros
textuais de acordo com as propostas de atividades
· Interpretar a música e os
textos escritos por eles
· Ilustrar trechos da música
· Trabalhar com a linguagem
semiótica
· Confeccionar cartazes
· Organizar e apresentar uma
dramatização
· Socializar experiências
com a comunidade escolar
Estratégias Pedagógicas:
Providenciar os slides (ou papel madeira) e cópias da música;
Introduzir a aula com a definição do gênero música.
Em seguida o professor fará alguns questionamentos:
· A letra da música que
iremos apreciar tem como título: “Se enamora”. O que vocês esperam encontrar
nesta composição?
· Que palavras vocês esperam
encontrar nessa música? (à medida que os alunos vão citando as palavras, o
professor vai listando-as no quadro e todos anotam no caderno);
· Com que frequência vocês
costumam ouvir música?
· Qual o estilo preferido de
vocês?
Apresente os slides com a música no datashow (ou papel madeira);
Depois distribua cópias da letra da música para a turma. Apresente
o compositor e a intérprete;
Realize a leitura compartilhada;
Convide a turma para cantar a música (com o auxílio do som);
O professor conduzirá uma discussão com a turma:
· Que trecho da música
chamou mais a atenção de vocês?
· Que sentimentos foram
despertados?
· Quem poderia comentar a 5ª
estrofe da música?
· Alguém poderia contar uma
situação vista ou vivenciada como na música?
Após leitura e comentários, introduzir o significado de “enamora”
e permitir que os alunos comentem sobre o termo.
Distribuição das atividades:
1 Fazer um diagnóstico da turma com relação ao
conhecimento dos gêneros que serão trabalhados. Apresente alguns textos, faça
comparações, questionamentos, dê exemplos etc.;
2 Peça que sublinhem no
texto as palavras que eles supunham e que realmente aparecem na letra da
música. A partir disso, em dupla, criar uma propaganda de algum produto
utilizando essas palavras. Em seguida todos apresentam suas produções.
Solicitar que novas duplas criem uma paródia
tendo como tema: a felicidade (palavra encontrada na música) e apresentem à
turma.
4 Escrita de frases criativas em pequenos
grupos. Construção de cartazes ilustrados (a critério dos grupos) e fixação nas
paredes da sala; leitura e análise das frases;
Desenvolver uma dinâmica
com palavras retiradas da música dentro dos balões. Os alunos estouram os
balões, leem as palavras e o professor as registra no quadro. Em seguida forme
grupos e solicite que construam uma história em quadrinhos. As atividades devem
ser socializadas;
6 Formar grupos,
sortear trechos da música e pedir para ilustrá-los de forma criativa. Em
seguida, apresentar;
7 Forme novos grupos
para organização de uma dramatização a partir da música. A apresentação será
realizada em sala.
8 Expor todas as atividades
da turma no pátio da escola (ou em outro espaço) para apreciação de toda a
comunidade escolar.
Avaliação:
Análise das atividades desenvolvidas e do desempenho dos alunos.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário