Sugestões de atividades utilizando o gênero música - Sequência Didática
O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades
ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa.
Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a
aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e
avaliação.
Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou
conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de
forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já
dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor
certamente já faz isso, talvez sem este nome.
Ao organizar uma sequência didática, é preciso preparar
detalhadamente cada uma das etapas do trabalho:
1. Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos;
2. Mapear o conhecimento prévio dos alunos;
3. Ampliar o repertório dos alunos;
4. Analisar os principais pontos do conteúdo a ser
trabalhado;
5. Buscar informações sobre o tema;
6. Produzir atividades para desenvolvimento coletivo;
7. Produzir atividades para aplicação individual;
8. Fazer a revisão e aprofundamento do conteúdo;
9. Realizar avaliação da aprendizagem.
Exemplo de Sequência Didática - Linguagem Oral e Escrita
Música:
Se Enamora
Quando
você chega na classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais
Quantas
vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim
Se
enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se
enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quando
toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar
Fico só
pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar
Se
enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar
Se
enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar
Se
enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora
mesmo sem saber porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você
Proposta
para o 5º ano
Duração: 7
aulas Período:______a _______de julho de 2012
Conteúdos:
·
A música: Se enamora
·
Produção de textos
·
Análise Linguística: tipos de frases
Material Necessário:
CD,
computador, datashow, tela (ou papel madeira), cópias da música, caderno do aluno,
balões, cartolina, pincel atômico, revistas, tesoura, cola etc.
Objetivos:
·
Ampliar o repertório literário
·
Trocar opiniões sobre a leitura
·
Identificar o gênero textual
·
Produzir textos coletivamente
·
Formar frases criativas com as palavras
listadas pelos alunos
·
Ler com entonação
·
Escrever diversos gêneros textuais de acordo
com as propostas de atividades
·
Interpretar a música e os textos escritos por
eles
·
Ilustrar trechos da música
·
Trabalhar com a linguagem semiótica
·
Confeccionar cartazes
·
Organizar e apresentar uma dramatização
·
Socializar experiências com a comunidade
escolar
Estratégias
Pedagógicas:
Providenciar os slides (ou
papel madeira) e cópias da música;
Introduzir a aula com a definição
do gênero música.
Em seguida o professor fará
alguns questionamentos:
·
A letra da música que iremos apreciar tem
como título: “Se enamora”. O que vocês esperam encontrar nesta composição?
·
Que palavras vocês esperam encontrar nessa
música? (à medida que os alunos vão citando as palavras, o professor vai
listando-as no quadro e todos anotam no caderno);
·
Com que frequência vocês costumam ouvir
música?
·
Qual o estilo preferido de vocês?
Apresente os slides com a
música no datashow (ou papel madeira);
Depois distribua cópias da
letra da música para a turma. Apresente o compositor e a intérprete;
Realize a leitura
compartilhada;
Convide a turma para cantar
a música (com o auxílio do som);
O professor conduzirá uma
discussão com a turma:
· Que trecho da música chamou mais a atenção de
vocês?
· Que sentimentos foram despertados?
· Quem poderia comentar a 5ª estrofe da música?
· Alguém poderia contar uma situação vista ou
vivenciada como na música?
Após leitura e comentários,
introduzir o significado de “enamora” e permitir que os alunos comentem sobre o
termo.
Distribuição
das atividades:
1 Fazer um diagnóstico da turma com relação ao
conhecimento dos gêneros que serão trabalhados. Apresente alguns textos, faça
comparações, questionamentos, dê exemplos etc.;
2 Peça que sublinhem no texto as palavras que
eles supunham e que realmente aparecem na letra da música. A partir disso, em
dupla, criar uma propaganda de algum produto utilizando essas palavras. Em
seguida todos apresentam suas produções.
Solicitar que novas duplas criem uma paródia
tendo como tema: a felicidade (palavra encontrada na música) e apresentem à
turma.
4 Escrita de frases criativas em pequenos
grupos. Construção de cartazes ilustrados (a critério dos grupos) e fixação nas
paredes da sala; leitura e análise das frases;
Desenvolver uma dinâmica com palavras
retiradas da música dentro dos balões. Os alunos estouram os balões, leem as
palavras e o professor as registra no quadro. Em seguida forme grupos e
solicite que construam uma história em quadrinhos. As atividades devem ser socializadas;
6 Formar grupos, sortear trechos da música e
pedir para ilustrá-los de forma criativa. Em seguida, apresentar;
7 Forme novos grupos para organização de uma
dramatização a partir da música. A apresentação será realizada em sala.
8 Expor todas as atividades da turma no pátio
da escola (ou em outro espaço) para apreciação de toda a comunidade escolar.
Avaliação:
Análise das atividades
desenvolvidas e do desempenho dos alunos.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário